-
Arquitetos: Lacime Architects
- Área: 1753 m²
- Ano: 2018
-
Fabricantes: France Titanium, Shanghai HAojing Glass, Shanghai yaju stone
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na Sanyou Road, distrito de Lucheng, cidade de Wenzhou, a apenas uma rua distante do eixo "Governo da Cidade - Praça Century". A propriedade é longa e estreita, adjacente a edifícios altos residenciais e de frente para o eixo verde do parque. Ali um Centro Cultural será construído para ser usado como sala de estar e exposição cultural na cidade.
A edificação está preparada para se adaptar à tendência dinâmica do eixo verde, partindo da orientação voltada para o céu e planejando o futuro cenário tanto para os pontos de interesse existentes quanto para os novos.
Na esquina, ao contrário da prática de enchê-la de atividades comerciais e propagandas, o edifício foi aberto com um balanço com mais de 10 metros que captura a paisagem da cidade para o pátio interno e proporciona uma oportunidade para os transeuntes interagirem com o processo de serem vistos de uma forma dramática.
Ao longo da rua, pedras possuem formas escultóricas, formando uma interface inusitada com os lugares para onde as pessoas vão, quebrando um padrão. Este efeito de referência atrairá mais pessoas para injetar vitalidade ao local. O próprio edifício tornou-se o observador do cenário, incorporando o eixo verde.
Uma abordagem similar a um pedaço de papel cortado e dobrado para formar um envelope e espaço contínuos, de fato, elimina formalmente o limite entre paredes e telhados e minimiza o impacto de partições e colunas na fluidez do espaço. Claro, isso também traz elementos não convencionais para a estrutura e para o projeto.
A parede sólida que atravessa o lado oeste de todo o edifício serve como a principal parede de cisalhamento para suportá-lo. Já a área do banheiro é projetada como uma parede de cisalhamento cilíndrica. Além disso, três colunas de aço estão embutidas dentro da parede de pedra, e apenas uma coluna na sala é exposta e usada para modelagem.
O sistema estrutural secundário adota uma combinação de estrutura de aço e vigas do pano de vidro e o pano de vidro da fachada e placas de alumínio da cobertura compartilham uma viga em "L" com uma seção de 250 x 60 mm. O conceito de projeto do pano de vidro foi introduzido no início do projeto estrutural, reduzindo seu custo final e simplificando o tamanho do componente.
O espaço interno é essencialmente aberto, com uma altura média de 10 metros. A fim de melhorar a eficiência energética do ar condicionado, ele adota uma saída de ar pelo piso, de modo que a estrutura do piso é projetada como uma fundação tipo caixa, com um grande número de equipamentos abaixo dele, simplificando também o espaço interno.